História de Nossa Senhora da Defesa


A História de Nossa Senhora da Defesa Maria, Mãe do Nosso Senhor, Mãe de Deus e da Igreja. É ela a estrela que precedeu a Luz do Mundo, Jesus Cristo. A ela, devemos a vinda de Cristo à Terra. Privilegiada pelas prerrogativas que Deus lhe concedeu, ela, a Virgem Maria entrega-se totalmente à vontade do Senhor, mesmo sabendo que poderia sofrer graves conseqüências, já que era noiva de José e, pelas leis da época, ele poderia rejeitá-la, podendo até receber como castigo a morte por apedrejamento. Sua pureza é tanta, que nunca questionou nenhuma das provas impostas em sua vida.

Como toda a humanidade, Maria tinha direito à escolha, mas ela sempre dá seu sim a Deus, sendo a Imaculada, sem pecado, toda pura. O mal não tem lugar em sua vida. Lá está ela , ao lado de Jesus, em todos os momentos importantes de Sua vida, sem nunca questionar a vontade do Pai, mesmo em momentos de grande dor, como o da morte de seu Filho Jesus.

Por sua fé e perseverança, ela recebe de Cristo, ali mesmo, mais uma missão: a de ser a Mãe de toda humanidade. “Eis tua mãe, Eis teu filho”, diz Jesus designando João o Apóstolo, que representa todo verdadeiro discípulo Seu. Maria é nossa mãe e portanto é mãe da Igreja fundada por Jesus. Muitos tiveram a felicidade de presenciar a aparição de Nossa Senhora. E por causa dessas aparições, ou devido a intervenções especiais de Maria, muitos nomes lhe foram dados. Assim, a Mãe de Cristo também é venerada por nomes universalmente conhecidos como Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima e aqui no Brasil por Nossa Senhora Aparecida.

Além dos títulos recebidos através da liturgia, como Nossa Senhora da Conceição, festa celebrada em 8 de dezembro, existem muitos outros títulos dados de acordo com a piedade e a devoção do povo, que em momentos de dor ou de necessidade, pedem por seu socorro e por sua intercessão. Surgem assim, denominações como Nossa Senhora do Parto, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entre outras.

Na Catedral de Ozieri, em Sassari, Itália, ela é venerada como Nossa Senhora da Defesa. Segundo a história, durante o inverno, na época das imigrações, um exército de godos invadiu a Bacia de Ampezzano, na Itália. Os habitantes se reuniram para se defender. Ao se sentirem sem defesa, como homens tementes a Deus, invocaram Nossa Senhora. Ela então apareceu num trono, sobre as nuvens, com uma espada na mão.

Quando os inimigos estavam prontos para atacar, Nossa Senhora desceu sobre o lugar, onde se dava a batalha e as nuvens, que tinha debaixo de seus pés, causaram uma escuridão tão grande, que os inimigos nada puderam ver. Confundidos, entraram em luta contra si mesmos até se destruírem por completo. A partir de então, Nossa Senhora recebeu mais um título, o de Nossa Senhora da Defesa. 

Por: Yara Nunes.