Papa Francisco e Maria



O Papa Francisco manifesta filial devoção a Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja.

O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado, que teve início no dia 13 de março de 2013, demonstra uma particular devoção a Virgem Maria. Em seu primeiro discurso, o Pontífice confiou seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, a Nossa Senhora. Ao final de seu discurso, o Santo Padre manifestou o desejo de rezar a Mãe da Igreja no dia seguinte: “Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que proteja toda a Roma”.


A primeira atividade do Papa Francisco como pastor supremo da Igreja Católica foi visitar a Basílica papal de Santa Maria Maior, em Roma. A visita do Pontífice aconteceu no dia 14 de março, para confiar o seu ministério petrino à Virgem Maria e para “rezar a Nossa Senhora, para que proteja toda a Roma”. Nesta mesma Basílica, dedicada a Maria, Mãe de Deus, o Papa presidiu a oração do Santo Rosário no dia 4 de maio.

A pedido do Papa Francisco, seu pontificado foi consagrado à Nossa Senhora de Fátima, pelo cardeal patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo. A consagração do pontificado do Santo Padre foi feita dois meses depois de sua eleição, no dia 13 de maio, por ocasião do 96º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos videntes beatos de Fátima, Lúcia, Francisco e Jacinta.



Interrompendo sua visita ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) à cidade do Rio de Janeiro, o Papa Francisco visitará o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 24 de julho. Nesta visita, o Santo Padre inaugurará a “Capela dos Apóstolos”, onde está guardada a imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O Papa quer um tempo reservado na capela, para poder venerar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Durante a visita de Francisco, a cúpula da imagem, que fica voltada para o interior da Basílica, será girada de forma que a Virgem fique de frente para o interior da Capela dos Apóstolos”.
Esta especial devoção do Papa Francisco a Virgem Maria é sinal de grande esperança para a Igreja e para o mundo. Nestes tempos de incertezas, marcados pelo sofrimento nos coloquemos em oração com o Santo Padre, pedindo a intercessão de Nossa Senhora e a sua proteção materna. Rezemos por todos os jovens do Brasil e do mundo que participam da JMJ. Oremos por todos os que sofrem pelo mundo inteiro, com a fome, com a violência, comas guerras, com a solidão. Peçamos a, Santíssima Virgem, Mãe da Igreja, aquela “caridade ardente” (Lumen Gentium, 61), para que nos consagremos inteiramente a Cristo e à Igreja pela salvação do mundo.

Via CN
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  
CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: