Nossa Senhora sustenta, conduz e protege os seus consagrados


São Luís Maria nos ensina que Nossa Senhora sustenta, conduz e protege os seus consagrados no corpo e na alma.
São Luís Maria Grignion de Montfort assegura, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, que Nossa Senhora sustenta, conduz e protege os seus consagrados no corpo e na alma. Nossa Senhora provê tudo que os nossos corpos e as nossas almas precisam. A Virgem Maria alimenta-os com os manjares escolhidos da mesa de Deus. “Dá-lhes a comer o Pão de Vida que Ela própria formou” (TVD 208), o seu Filho Jesus Cristo. Ela é a tesoureira e a dispensadora dos bens celestes, por isso, “prepara uma boa parte, e a melhor parte, para alimentar e sustentar os seus filhos e servos” (TVD 208). Maria sacia-nos com o pão vivo, inebria-os com o vinho que gera as virgens (cf. Zc 9, 17), que são o Corpo e o Sangue do Senhor. Ela nos dá tanta facilidade em levar o jugo de Jesus Cristo que quase não sentimos o peso.




A Virgem Maria conduz os seus fiéis servos e os dirige segundo a vontade de seu Filho Jesus Cristo. Rebeca conduzia seu filho Jacó e dava-lhe bons conselhos, para atrair sobre ele a benção de seu pai e para livrá-lo do ódio e da perseguição de Esaú, seu irmão (cf. Gn 27, 1ss). Da mesma forma, “Maria, que é a estrela do mar, conduz todos os seus servos fiéis a bom porto; mostra-lhes os caminhos da vida eterna e faz-lhes evitar os passos perigosos; leva- os pela mão nas veredas da justiça e sustenta-os, quando estão prestes a cair; se caem, levanta-os; Mãe caridosa que é, repreende-os quando erram, e chega mesmo, por vezes, a castigá-los amorosamente” (TVD 209). Com todos esse cuidados, um filho obediente a Maria não se perderá nos caminhos da eternidade. Um verdadeiro filho de Maria jamais é enganado pelo espírito maligno (cf. TVD 167). “Onde é Maria que guia, não há lugar nem para o demônio com as suas ilusões, nem para os heréticos com as suas sutilezas” (TVD 209).

Nossa Senhora defende e protege os seus consagrados, fiéis escravos de amor, contra os seus inimigos. “Rebeca, por meio dos seus cuidados e diligências, livrou Jacó de todos os perigos em que se encontrava” (TVD 210). Ela livrou Jacó da morte pelas de seu irmão Esaú (cf. Gn 27, 41-45), como fez Caim a seu irmão Abel, por causa do ódio e da inveja que lhe tinha (cf. Gn 4, 8). Como Rebeca, Maria protege os seus servos sob as asas, como a galinha aos seus pintinhos (cf. MT 23, 37). Ela cerca-os para os livrá-los do falcão e do abutre. A Virgem Santíssima acompanha os seus consagrados como “um exército posto em linha de batalha” (Ct 6, 3). Como um homem rodeado por um exército bem disciplinado de cem mil homens não teme os seus inimigos, “um fiel servo de Maria, cercado pela sua proteção e pelo seu poder imperial, tem ainda menos a temer!” (TVD 210). São Luís Maria nos garante que “esta boa Mãe e Poderosa Princesa dos Céus enviaria batalhões de milhões de anjos em socorro de um dos seus servos, antes que se pudesse dizer que um fiel servo de Maria, que n’Ela confiara, tenha sucumbido ante a malícia, o número e a força dos seus inimigos” (TVD 210).




Maria, esta Mãe amável intercede por seus fiéis devotos junto de seu Filho, acalmando a Sua ira com suas orações. Nossa Senhora nos une a Jesus, numa ligação muito íntima, e nos conserva nessa união. Rebeca aproximou Jacó de seu pai, que tocou-o, abraçou-o e até beijou-o com alegria. Isaac, tendo aspirado com grande prazer os preciosos aromas das roupas dele, exclamou: “Eis que o perfume de meu filho é semelhante ao aroma dum campo fecundo, que o Senhor abençoou” (Gn 27, 27). “Esse campo fecundo, cujo perfume regozijou o coração do pai, não é outro senão o das virtudes e méritos de Maria. Ela é um campo cheio de graça, onde Deus Pai semeou, qual grão de trigo dos eleitos, o seu Filho Único. Oh! Como um filho perfumado pelo bom odor de Maria é bem acolhido por Jesus Cristo, Pai do século futuro! Como se une rápida e perfeitamente a Ele!” (TVD 211).




Assim, a Virgem Maria cumula os seus filhos e fiéis servos de favores. “Depois de ter obtido a benção do Pai celeste, e a união com Jesus Cristo, conserva-os em Jesus Cristo e Jesus Cristo neles” (TVD 211). Nossa Senhora nos guarda e vela sempre por nós, para não perdermos a graça de Deus, e para que não caiamos nas ciladas do inimigo. Ela detém os santos na sua plenitude e os faz perseverar até o fim (cf. TVD 173-182). Conhecendo-a um pouco mais, com confiança, renovemos sem cessar a nossa consagração a essa boa Mãe, que é a Virgem Maria. Se você ainda não fez sua consagração, procure conhecê-la e consagre-se a ela, para colocar-se sob a sua proteção.
Via CN
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS