Entregue tudo nas mãos de Deus



Nestes versículos da Palavra de Deus temos um verdadeiro exemplo de entrega total nas mãos de Deus: “Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver’” (Mc 12, 43-44). Nessa passagem do Evangelho de Marcos, Jesus nos leva refletir sobre os sacrifícios que oferecemos a Deus. Muitos ricos ofereciam grandes quantias em suas ofertas no Templo, porém, estes ofereciam um pouco daquilo que tinham de sobra. Porém, aquela viúva, apesar de oferecer apenas duas moedas, ofereceu mais do que aqueles homens ricos, pois ela entregou tudo que possuía. Isso nos faz compreender que, por menor que seja o nosso sacrifício, se lhe entregamos tudo, este tem mais valor do que sacrifícios maiores, nos quais não lhe entregamos tudo.

Com esta comparação, Jesus quer nos levar a compreender que o importante não é o valor daquilo que oferecemos a Deus, mas o que importa é a entrega do nosso coração. Aqueles homens abastados, apesar de oferecerem grandes quantias, tinham um coração apegado a suas riquezas e ofereciam daquilo que lhes sobrava. Ao contrário, aquela viúva oferecia um pequeno valor, mas com um coração desprendido, entregando de bom grado tudo que tinha para viver.

Seu coração desprendido e confiante no Senhor fez com que ela entregasse não somente tudo que possuía, mas também a levou a entregar-se inteiramente a Deus, na confiança de que o Senhor a socorreria em suas necessidades. Seguindo o exemplo daquela mulher, somos chamados pelo Senhor a também nos confiar inteiramente a ele. Deus não quer uma parte do nosso tempo ou uma parte de nós, mas Ele nos quer inteiramente para Si. Ele não quer tanto nossos bens, mas sim o nosso coração, nossos pensamentos, todo nosso ser.
Podemos dizer que aquela viúva entregou-se inteiramente pois provavelmente já era de idade avançada e era muito pobre, por isso, ela não teve dificuldade de entregar tudo a Deus. Nisso temos que concordar, mas, então olhemos para a entrega da Virgem Maria. Ela estava prometida em casamento a José (cf. Lc 1, 27), que não era rico, mas também não era pobre. Era um homem trabalhador, um homem justo e humilde, por isso, muitas mulheres provavelmente se interessariam por ele. Nossa Senhora era muito jovem, com toda sua vida pela frente, seus planos e os seus sonhos para a vida matrimonial.
Maria estava à espera do seu casamento com José, quando o Anjo lhe anuncia: “Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 31). Aquela notícia lhe causou espanto, pois ela era uma de uma família humilde. Como ela poderia assumir tão grande vocação? O Anjo lhe explica como viria ao mundo o Filho de Deus, de modo sobrenatural, pois “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37). Depois da explicação do Anjo, Nossa Senhora se entrega inteiramente ao desígnio do Pai: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
A Virgem Maria se fez serva, em outras traduções, escrava do Senhor. Estas são palavras fortes mas expressam a radicalidade da submissão de Nossa Senhora à vontade de Deus. Nós temos em Maria uma referência, um modelo de entrega total aos desígnios do Senhor. Ela se fez pequena, humilde diante da grandeza de sua vocação, pois sabia que tudo isso vinha de Deus.
Maria assumiu a missão de gerar o Filho de Deus, que se fez carne no seu ventre, a acompanhou-O nos momentos mais significativos e difíceis de Sua vida. Mais ainda, depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus, ela continuou sua missão de gerar os filhos de Deus, que continuaram a missão do Filho. Da mesma forma, Nossa Senhora continua a gerar os filhos de Deus, para que pelo Espírito Santo continuemos a sua missão até o fim dos tempos, até a segunda vinda gloriosa de Jesus Cristo. Por isso, consagremo-nos totalmente a ela, para que ela nos forme à imagem de seu Filho e nos entreguemos inteiramente a Jesus Cristo e ao Seu desígnio de salvação.
 Fonte: CN